Prévia: Febre do Rato

Prévia: Febre do Rato

por

Uma estreia bem provocativa chega no próximo dia 22. Dirigido por Cláudio Assis (Amarelo Manga, Baixio das Bestas), Febre do Ratojá arrecadou prêmios de melhor filme, trilha sonora, direção de arte, montagem e prêmio da crítica no Festival de Paulínia 2011. O projeto ainda conta com os vencedores de melhor ator e atriz, Irandhir Santos e Nanda Costa, e com a sempre ilustre presença de Matheus Nachtergaele.O longa traz a história de Zizo, um poeta inconformado e anarquista que publica às próprias custas um tabloide chamado Febre do Rato. Para quem não sabe, a expressão vem do Recife e é usada quando alguém está fora de si, cheio de raiva. Zizo isola-se em sua loucura até que Eneida, uma garota de aproximadamente 18 anos, aparece e promove a transformação do poeta.Pelo trailer dá para perceber que o filme tem uma fotografia em preto e branco avassaladora e um forte tom glauberiano. O tema da revolta, da luta contra o conformismo e da mobilização através da palavra é uma grande homenagem ao mestre do Cinema Novo. Notamos também que há um bem conduzido trabalho com os atores para captar a essência simples do povo do Recife que se contrasta com a complexidade do poeta protagonista.

Você pode conferir o making of do filme, com Cláudio Assis falando sobre sua ideia de fazer do cinema uma arte conjunta, da importância de motivar uma equipe para que todos se sintam parte do projeto.

Febre do Rato
promete ser um grande destaque nas salas alternativas. Como a maioria dos trabalhos de Cláudio Assis são produções independentes, raramente chegam às grandes redes de cinema. Mas ainda pode haver uma forma de mais pessoas assistirem ao filme. Com Amarelo Manga, o diretor promoveu uma mostra que custava R$ 1,00 por pessoa e com isso conseguiu juntar 13.000 espectadores. Quem sabe não há uma nova mobilização desse tipo com Febre do Rato? Quanto mais pessoas assistirem, mais longe chega a mensagem.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: