SALA P. F. GASTAL DEDICA PEQUENA MOSTRA A ROMAN POLANSKI

Image

No momento em que seu mais recente filme, Deus da Carnificina (Carnage), está em cartaz nos cinemas de Porto Alegre, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) realiza a partir de terça-feira, 17 de julho, uma pequena mostra dedicada ao grande diretor polonês, exibindo cinco de seus trabalhos, incluindo dois de seus títulos menos conhecidos, Macbeth e Que?. A mostra Cinco Vezes Polanski pode ser conferida em duas sessões diárias, 15h e 19h, e permanece em cartaz até o dia 29 de julho. As exibições são em DVD e contam com o apoio da distribuidora MPLC.

Já na sessão das 17h, a Sala P. F. Gastal segue exibindo o longa gaúcho Alice Diz:, de Beto Rôa.
No sábado, dia 21 de julho, o cinema da Usina do Gasômetro recebe a segunda edição da Sessão Aurora, promovida mensalmente pelos editores da nova revista de cinema Aurora. Na ocasião, será exibido o clássico Contrastes Humanos, de Preston Sturges.
Programação
A Faca na Água (Noz w Wódie), de Roman Polanski (Polônia, 1962, 94 minutos). Com Leon Niemczyk, Jolanta Umecka e Zygmunt Malanowicz.
Christine é uma jovem atraente que ao lado de seu parceiro Andrzej, um colunista de esportes, passeia de carro quando um jovem pula na frente do automóvel do casal. Após o susto inicial, Andrzej oferece uma carona ao jovem e o convida para continuar o passeio em seu iate. É o início de um triângulo de atração, tensão e ódio conduzido com maestria pelas mãos de Polanski, recém-saído da famosa escola de cinema de Lodz, neste que é seu primeiro longa. Exibição em DVD.
O Bebê de Rosemary (Rosemary’s Baby), de Roman Polanski (EUA, 1968, 136 minutos). Com Mia Farrow, John Cassavetes e Ruth Gordon.
Adaptação do romance bestseller de Ira Levin sobre casal novaiorquino que espera seu primeiro filho. Como a maioria das mulheres que são mães pela primeira vez, Rosemary (Mia Farrow) está confusa e receosa. Seu marido (John Cassavetes), um ambicioso mas malsucedido ator, faz um pacto com o demônio pela promessa de vencer na carreira. Mas tudo pode ser apenas imaginação da perturbada Rosemary. Polanski tira extraordinárias interpretações de todo o seu elenco (Ruth Gordon ganhou um Oscar por seu papel, como a assustadora vizinha), neste clássico do cinema de horror. Exibição em DVD.
Macbeth (Macbeth), de Roman Polanski (EUA/Inglaterra, 1971, 140 minutos). Com Jon Finch, Francesca Annis e Martin Shaw.
Macbeth, o herói de guerra escocês, é persuadido por sua esposa (Francesca Annis) a matar o Rei Duncan (Nicholas Selby) e tomar seu trono. Macbeth acaba se envolvendo em mais assassinatos e decadência moral para manter seu reinado, enquanto sua mulher se perde em sentimentos de culpa e loucura. Violenta e sombria adaptação da peça de William Shakespeare, que Polanski dirigiu ainda sob o impacto do assassinato de sua esposa Sharon Tate pelos fanáticos de Charles Mason. Exibição em DVD.
Chinatown (Chinatown), de Roman Polanski. (EUA, 1974, 130 minutos). Com Jack Nicholson, Faye Dunaway e John Huston.
Jack Nicholson é o detetive J. J. Gittes, contratado por uma bela socialite (Faye Dunaway) para investigar o caso extraconjugal de seu marido. Gittes é colhido num furacão de situações dúbias e traições mortais, numa trama que envolve incesto e corrupção. Brilhante releitura de Polanski do filme noir americano, neste que é um de seus trabalhos mais bem sucedidos. Exibição em DVD.
Que? (Che?), de Roman Polanski. (França/Itália/Alemanha, 1972, 115 minutos). Com Marcello Mastroianni, Sydne Rome e Hugh Griffith.
Quando está viajando pela Itália de carona, Nancy (Sydne Rome), uma jovem mulher americana, está a ponto de ser violada. Consegue escapar mediante um teleférico, que leva diretamente à luxuosa mansão de Joseph Noblart (Hugh Griffith), um senhor idoso que está agonizando. O guarda a confunde com uma convidada e a instala num dos quartos. No dia seguinte, Nancy descobre os curiosos costumes dos estranhos personagens que estão alojados na mansão. Um dos grandes fracassos da carreira do diretor polonês, ainda hoje é seu filme menos visto. Exibição em DVD.
GRADE DE HORÁRIOS
Semana de 17 a 22 de julho de 2012
Terça-feira (17 de julho)
15:00 – A Faca na Água
17:00 – Alice Diz:
19:00 – Macbeth
Quarta-feira (18 de julho)
15:00 – Que?
17:00 – Alice Diz:
19:00 – Chinatown
Quinta-feira (19 de julho)
15:00 – A Faca na Água
17:00 – Alice Diz:
19:00 – O Bebê de Rosemary
Sexta-feira (20 de julho)
15:00 – Que?
17:00 – Alice Diz:
19:00 – Macbeth
Sábado (21 de julho)
15:00 – A Faca na Água
17:00 – Sessão Aurora (Contrastes Humanos), seguida de debate com os editores da revista Aurora
Domingo (22 de julho)
15:00 – Que?
17:00 – Alice Diz:
19:00 – Chinatown
Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: