Guia de Orientação do Setor Audiovisual Versão 04

Nesta segunda (27/09) foi concluída a quarta atualização do Guia de Orientação do Setor Audiovisual durante a pandemia. A principal mudança está relacionada a alteração do sistema de monitoração do governo do estado, que substitui o Sistema de Bandeiras pelo Sistema 3As.

Abaixo é possível baixar a versão 4 do Guia de Orientação.

Publicidade

Mostra APTC de Curtas Gaúchos Premiados em Gramado 2021

Desde 2017, a APTC-RS, em parceria com a Cinemateca Capitólio, vem realizando sessões dos filmes premiados na Mostra Gaúcha do Festival de Gramado, acompanhada de debates.

Em 2021, apesar de continuarmos em estado de pandemia, a Mostra APTC de Curtas Gaúchos Premiados em Gramado irá acontecer em formato híbrido. A Cinemateca Capitólio estará de portas abertas para a exibição em sessões presenciais realizadas nos dias 4 e 5 de setembro às 18h, respeitando o distanciamento social e com uma lotação mais limitada devido aos protocolos de segurança.

Devido tal limite, e também permitindo aos que ainda não desejam comparecer às sessões presenciais, os filmes também estarão disponíveis online aqui no site da APTC durante o período das exibições.

O debate com os realizadores dos filmes será realizado na semana seguinte, através de uma live no canal do YouTube da APTC, em duas sessões diferentes nos dia 09 e 10 de setembro.

Novamente, parabenizamos as equipes e realizadores dos filmes e desejamos uma ótima e segura sessão à todos! (seja presencial ou online)

Os filmes a serem exibidos, seguidos por suas contemplações e suas direções, são:

Era uma vez… uma princesa (Produção executiva)
Direção: Lisiane Cohen / 13’13”


Um dia de primavera (Desenho de som)
Direção: Lisi Kieling / 12’26”


Noite Macabra (Trilha musical)
Direção: Felipe Iesbick / 20’00”


Rufus (Ator)
Direção: Eduardo Reis / 14’46”


Rota (Menção Honrosa)
Direção: Mariani Ferreira / 06’03”


Eu Não Sou um Robô (Direção de arte, Fotografia, Roteiro, Prêmio da crítica)
Direção: Gabriela Lamas / 16’34”


Desvirtude (Melhor Filme, Direção, Atriz, Montagem)
Direção: Gautier Lee / 14’50

Guia de Orientação do Setor Audiovisual Versão 03

Nesta quarta-feira (24 de fevereiro) a terceira versão do Guia de Orientação do Setor Audiovisual foi atualizada com o apoio oficial do governo do estado.

As principais mudanças foram:

Em conformidade com os decretos estaduais:

a) estão suspensas as atividades não essenciais no período noturno, das 20h às 5h. (DECRETO Nº 55.769, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2021);

b) é permitido que as produções obedeçam às orientações deste Guia até o limite das restrições da bandeira anterior naqueles municípios que adotaram a cogestão estadual (DECRETO Nº 55.768, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2021), desde que observados os decretos municipais.

Devido ao estágio atual da pandemia, também foram reforçadas as medidas de segurança no uso de EPIs, além do aumento da exigência para realização de testes e da inclusão de novas medidas preventivas para o momento das refeições.

Mostra APTC de Curtas Gaúchos Premiados em Gramado 2020 – Programa 02

Hoje lançamos o segundo bloco da Mostra dos Curtas Gaúchos Premiados em Gramado, realizada em parceria com a Cinemateca Capitólio. Nesse segundo bloco, passearemos por universos mais subjetivos, os passeios confessionais por dentro de si em “Lacrimosa” e em “O Que Pode um Corpo?” , o encontro de “Letícia Monte Bonito, 04”, os desencontros de “Desencanto”, e em meio a tudo isso, um mistério: quem matou o Chuchu?

Letícia Monte Bonito 04 (dir. Julia Regis)
Lacrimosa (dir. Matheus Heinz)
Sopa Noir (dir. Beatrice Petry Fontana)
Desencanto (dir. Richard Tavares)O Que Pode um Corpo? (dir. Victor Di Marco e Márcio Picoli)


O debate sobre os filmes será mais uma vez no APTC Ao Vivo de sexta-feira (30/out) e contará com a presença de Matheus Heinz, Richard Tavares, Giulia Góes, Victor DiMarco, Marcio Picoli, Júlia Regis, João Fernando Chagas, Beatrice Fontana e Thiago Dorsch, com a mediação de Marcus Mello.

Mostra APTC de Curtas Gaúchos Premiados em Gramado 2020 – Programa 01

Desde 2017, a APTC-RS, em parceria com a Cinemateca Capitólio, vem realizando sessões dos filmes premiados na Mostra Gaúcha do Festival de Gramado, acompanhada de debates.

Em outros anos, as marcantes sessões presenciais na Cinemateca atraíram um imenso público curioso para ver os filmes vencedores do Troféu Assembleia Legislativa, antes inacessíveis para quem não podia subir a serra para acompanhar o festival. 

Esse ano, é claro, tudo tem sido diferente. O Festival de Gramado aconteceu de maneira online, através da parceria com o Canal Brasil e os respectivos debates, um tanto enxutos, dentro da programação da TVE.

Juntamente à Cinemateca Capitólio, disponibilizamos os curtas premiados por 48h, divididos em dois blocos. 

 O debate acontecerá na sextas-feiras às 19h, no APTC AO VIVO, projeto realizado em comemoração dos 35 anos da entidade, e que vem revisitando a história do cinema gaúcho. 

Nesse primeiro bloco, viajaremos em tempo e espaço, para pensar questões de território e identidade. Vamos da periferia da Pelotas contemporânea e da colônia alemã no Estado Novo, até Berlim e o deserto da Namíbia, passando pela colisão de diferentes dimensões da animação. 

Os filmes são:

Construção (dir. Leonardo da Rosa)

Deserto Estrangeiro (dir. Davi Pretto) 

Fragmentos ao Vento, 1945 (dir. Ulisses da Motta)

Magnética (dir. Marco Arruda)

O debate contará com membros das equipes e elencos dos filmes e acontece na sexta-feira, dia 23/10, às 19h, no Youtube e no Facebook da APTC-RS, sob a mediação de Giordano Gio. 

Guia de Orientação do Setor Audiovisual Versão 02

Nesta quinta-feira (10 de setembro) a segunda versão do Guia de Orientação do Setor Audiovisual foi atualizada com o apoio oficial do governo do estado.

As principais mudanças foram:


–  Inclusão do Mapa de Riscos, sistema adotado por empresas como a Netflix e a Rede Globo, permitindo a divisão do espaço de filmagem em três áreas distintas com o objetivo de distribuir melhor a equipe no ambiente de filmagem facilitando a manutenção das medidas de distanciamento entre pessoas;

– Em conformidade com a atualização do decreto estadual, possibilidade de filmagem presencial em bandeira vermelha

Confira o arquivo abaixo.

Informativo sobre APTC Ao Vivo #08 – Inverno

Porto Alegre, 11 de agosto de 2020

Acatando a recomendação do Ministério Público Federal (PRDC/RS n.39/2020) a publicação da live APTC Ao Vivo #08 – Inverno (1983) foi removida dos meios de comunicação da Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul, cessando sua transmissão nos termos da Lei no 7.716/1989, art. 20, §3o, incisos II e III, por conter falas racistas.

A solicitação do Ministério Público Federal pode ser acessada no link: http://www.mpf.mp.br/rs/sala-de-imprensa/noticias-rs/mpf-rs-recomenda-a-aptc-que-remova-publicacao-de-live-na-qual-houve-manifestacao-racista

APTC-RS DIVULGA GUIA DE DISTANCIAMENTO CONTROLADO COVID-19 – SETOR AUDIOVISUAL RS

A partir de um trabalho colaborativo entre entidades, poder público e ampla participação da sociedade civil, divulgamos hoje o Guia de Orientação para o Setor Audiovisual do RS. O documento, elaborado pela Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos (APTC-RS) em conjunto com o Sindicato da Indústria Audiovisual (SIAV-RS), envolveu cerca de 200 profissionais do setor audiovisual e contou com o suporte da Secretaria de Estado da Cultura do RS, através do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), da Coordenação de Cinema e  Audiovisual – Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre e da Porto Alegre Film Commission – Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, além de associações da categoria como a Assistentes de Direção Associados do RS / Brasil (ADA–RS/BRASIL) e a Associação de Profissionais de Edição Audiovisual do RS (edt.rs). Além das consultas ao setor audiovisual, todo o processo foi realizado com acompanhamento de profissionais da saúde.

Com este documento, apresentamos procedimentos  para realização das atividades audiovisuais no Rio Grande do Sul, obedecendo ao Modelo de Distanciamento Controlado determinado pelo Estado, com a intenção de que este acompanhe as atualizações de dados frente à epidemia que estamos enfrentando.

Nos próximos dias, seguiremos com a divulgação da versão sintetizada e outros anexos complementares pertinentes à aplicação dos protocolos municipais e Estadual.

Gostariamos de reforçar a importância da construção coletiva como o melhor caminho para a elaboração deste Guia, construído com cautela e responsabilidade, sem nunca perder de vista que a nossa preocupação é direcionada, em primeiro lugar, à segurança e a saúde dos profissionais do setor audiovisual.

GUIA DE DISTANCIAMENTO CONTROLADO COVID-19 – SETOR AUDIOVISUAL RS

Prorrogação dos benefícios fiscais previstos na Lei do Audiovisual

Foi publicada no Diário Oficial da União de 28/11 a prorrogação dos benefícios fiscais previstos na Lei do Audiovisual via Artigos 1º e 1ºA, mais o Recine. Sobrevivemos a mais esse susto, portanto.
http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=515&pagina=2&data=28%2F11%2F2017

24059010_1264547023645996_4049658783153034642_n

ANCINE recebe obras nacionais para participação no Festival de Havana

Até o dia 20 de agosto, a ANCINE recebe DVDs de obras audiovisuais brasileiras para participação no 35º Festival Internacional do Novo Cinema Latino Americano, em Havana, Cuba, que acontece entre os dias 5 e 15 de dezembro.

 

Interessados em enviar seus filmes para Havana devem ler atentamente oregulamento no site do festival, preencher e enviar o formulário pela internet e, em seguida, encaminhar o DVD da obra inscrita para o escritório da ANCINE. A Assessoria Internacional da ANCINE receberá os materiais e os remeterá para a organização, facilitando o contato dos realizadores brasileiros com os organizadores do evento. A Agência não fará qualquer tipo de seleção dos filmes, ficando esse trabalho restrito aos curadores do Festival. Inscrições nas competições de roteiros e de cartazes devem continuar sendo feitas diretamente junto ao evento, sem a participação da ANCINE no processo.

 

É importante esclarecer que a página do festival informa que as inscrições vão até o dia 30 de agosto, mas este é o prazo final para recebimento dos materiais em Cuba – a data de recebimento no Brasil precisa levar em conta o tempo da remessa entre os dois países. Assim sendo, materiais recebidos na ANCINE após o dia 20 de agosto não serão encaminhados ao evento, sendo devolvidos aos realizadores.

 

Envie sua inscrição pelo correio, com aviso de recebimento, ou entregue junto ao protocolo do Escritório Central da ANCINE no Rio de Janeiro, em envelope contendo todas as informações abaixo:

 

ANCINE – ASSESSORIA INTERNACIONAL

Ref: INSCRIÇÃO NO FESTIVAL DE HAVANA
Rua Graça Aranha, 35 – 11º Andar – sala 1101
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20030-002

 

Para mais informações, envie uma mensagem para assessoria.internacional@ancine.gov.br.

 

O Festival de Havana faz parte da lista do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais da ANCINE. Produções selecionadas para a Seção Competitiva Oficial podem solicitar à agência o apoio do tipo A, que consiste na confecção e envio da cópia legendada, e apoio financeiro para a promoção do filme. Clique aqui e saiba mais sobre o programa.

Fonte: Ancine