LONGA BRASILEIRO SEGUE EM CARTAZ NA SALA P. F. GASTAL

A Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) segue exibindo até domingo, dia 15 de julho, o longa brasileiro Mulher à Tarde, de Affonso Uchoa. Primeiro longa metragem do diretor, que é paulista mas vive em Minas Gerais, Mulher à Tarde participou da mostra competitiva do festival CineEsquemaNovo em 2011, onde teve sua primeira exibição na Sala P. F. Gastal. O filme acompanha o cotidiano de três jovens mulheres, que vivem juntas em uma grande cidade do Brasil, e atravessam momentos cruciais na vida.

Filmado em Belo Horizonte, com um orçamento de curta-metragem, Mulher à Tarde foi criado em um regime diferenciado da maioria das produções: equipe reduzida, formada em grande maioria por amigos e com um período de ensaios e filmagem mais alongado, sem a intensidade e ritmo industrial dos sets habituais. O filme é focado nos gestos mínimos, sua atenção é depositada na beleza das ações e fatos cotidianos. Três personagens e um espaço comum são suficientes para pensar o mundo atual através da tensão entre a existência íntima das personagens e a cidade ao seu redor. Três jovens vivendo conjuntamente em uma grande cidade do Brasil. Cada uma com seu mundo próprio. Todas tendo de se dividir entre resolver a vida e cumprir as tarefas cotidianas.

Mulher à Tarde foi exibido em diversos festivais como a 13ª Mostra de Tiradentes e o 29º Festival Internacional do Uruguai durante os anos de 2010 e 2011. Agora, chega aos cinemas, cumprindo uma etapa que poucos filmes independentes e de baixo orçamento alcançam no Brasil: ser colocado em cartaz à disposição do público de cinema. Para tanto, o diretor Affonso Uchoa preparou um esquema de distribuição independente, iniciado pelo Cinesesc de São Paulo, e que agora chega a Porto Alegre, na Sala P. F. Gastal. “É preciso romper essa barreira de obscuridade que o circuito comercial impõe à produção autoral brasileira e criar espaços para que os filmes mais arriscados possam ser vistos e apreciados como merecem, e a distribuição de Mulher à Tarde é mais uma iniciativa nesse sentido, a lutar para que o cinema brasileiro mais experimental possa chegar aos olhos e mentes das pessoas”, afirma Uchoa.

Para o crítico Fábio Andrade, da revista eletrônica Cinética, um dos apectos mais interessantes do filme é sua relação com a pintura: “Mulher à Tarde parte da ideia de instante pregnante, que é tirada não exatamente do cinema, mas da pintura e da fotografia: o recorte de uma pose dentro de uma duração de instantes quaisquer, que é o momento que, idealmente, expressa a essência do que se dá nessa duração. Entrecortado por cartelas que parafraseiam os títulos descritivos tão comuns na pintura (Mulher com o sol sobre os joelhos; mulher deitadaetc), Mulher à Tarde usa o cinema para dar acesso justamente ao que está ausente das pinturas: a maneira como a sucessão de instantes quaisquer conduz à fixação de um deles como um instante pregnante. Ao fim de cada parte, a ação das personagens desemboca naquela que intitulava sua respectiva parte, e somos conduzidos a uma nova ação. O instante pregnante vem carregado por aquilo que antecede a pose, e é reconfigurado na migração da pintura para o cinema.”

Mulher à Tarde pode ser conferido em duas sessões diárias, às 15h e 19h. Na sessão das 17h, a Sala P. F. Gastal recoloca em cartaz o longa gaúcho Alice Diz:, de Beto Rôa.

Contatos do diretor Affonso Uchoa para entrevistas:

affonsouchoa@gmail.com

Mulher à Tarde, de Affonso Uchoa. Brasil, 2010. Drama. Com Renata Cabral, Luísa Horta e Ana Carolina Oliveira. Duração: 82 minutos.

GRADE DE HORÁRIOS

Semana de 10 a 15 de julho de 2012

Terça-feira (10 de julho)

15:00 – Mulher à Tarde

17:00 – Alice Diz:

19:00 – Mulher à Tarde  

Quarta-feira (11 de julho)

15:00 – Mulher à Tarde

17:00 – Alice Diz:

19:00 – Mulher à Tarde  

Quinta-feira (12 de julho)

15:00 – Mulher à Tarde

17:00 – Alice Diz:

19:00 – Mulher à Tarde  

Sexta-feira (13 de julho)

15:00 – Mulher à Tarde

17:00 – Alice Diz:

19:00 – Mulher à Tarde

20:30 – Raros Especial Sexta-feira 13

Sábado (14 de julho)

15:00 – Mulher à Tarde

17:00 – Alice Diz:

19:00 – Mulher à Tarde  

Domingo (15 de julho)

15:00 – Mulher à Tarde

17:00 – Alice Diz:

19:00 – Mulher à Tarde

Assista ao trailer: http://vimeo.com/8543849

 

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: